3 de December de 2019
604
0
0
Muitos tenistas questionam o por que da falta de torneios de idades, especialmente para atletas adultos em Goiás.
A resposta parece fácil: falta de contingente!
Mas a questão é muito mais complexa que isso, é preciso entender que o “TÊNIS” para acontecer no âmbito competitivo é preciso que funcione como um organismo, onde cada célula, cada órgão, faça seu papel para que o corpo funcione saudável.
Para que o tênis competitivo em nosso Estado e até mesmo no Brasil funcione com mais qualidade, é necessário uma série de acontecimentos gradativos, onde é preciso a conscientização de professores, treinadores, organizadores de eventos, gestores de clubes, condomínios, academias e outros…
Na prática os professores e treinadores são os responsáveis por despertar o interesse dos alunos para a competição, isso começa internamente, através de “mini-competições nas aulas em grupo, rankings internos e torneios fechados, que devem ser realizados pelas “menores células do organismo” (clubes, condomínios e academias) essa poderia ser classificada como a primeira fase de um tenista de competição.
A segunda fase trata-se dos torneios “Abertos” que também podem ser organizados pelos clubes, academias, condomínios e/ou empresas de eventos. Os torneios “Abertos” podem ser ou não ligados a alguma entidade: federações, ligas, confederação, associações, etc.
Hoje a entidade máxima do tênis é a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) que trabalha apenas com torneios profissionais e é supervisionada pela ITF (Federação Internacional de Tênis).
Então se você quer que seu filho vire um tenista profissional esse é o caminho, além de muito treino, estimule ele a participar das competições internas, depois as abertas (ligadas ou não a alguma entidade), torneios confederados (Confederação Brasileira de Tênis), torneios da ITF e por fim a ATP.
A Liga Goiana de Tênis (LGT) antenada com seu papel dentro do organismo, para 2020, está montando um calendário planejado que vai atender as premissas do tênis competitivo.
Montamos os departamentos “KIDS” que atenderá as competições de sete a dez anos, “INFANTO-JUVENIL” que atenderá as competições de dez a dezoito anos, “CLASSES” que atenderá as competições que utilizam o nível técnico como divisão de categorias e “IDADES” que atenderá competições para tenista adultos onde as categorias são divididas pelas diferenças de idade.
Fique ligado no site e saiba mais sobre regras e regulamentos, disponibilizaremos em breve o calendário completo da competições.
Deixamos o convite para todos os professores, treinadores, profissionais da área, organizadores, clubes, academias, condomínios, para fazerem para da LGT.
